Mudanças Climáticas e dados

Esse post busca apresentar dados recentes sobre a atual situação do aquecimento global e a contribuição dos diferentes países
Mudanças Climáticas
Análises
Author

Alvaro Garcia

Published

October 1, 2024

A humanidade e sua responsabilidade

O 6º relatório de mudanças climáticas do IPCC aponta o papel inequívoco das atividades humanas no aquecimento global. A certeza em relação a responsabilidade da humanidade no processo das mudanças climáticas evoluiu a cada relatório, assim como os cenários e números que apontam um desafio cada vez maior para a sociedade na mitigação e adaptação a esse futuro.

Evolução da responsabilidade antrópica
Relatório Ano Papel das atividades humanas
AR4 2007 Global atmospheric concentrations of carbon dioxide, methane and nitrous oxide have increased markedly as a result of human activities since 1750…
AR5 2014 Human influence on the climate system is clear
AR6 2023 Human activities, principally through emissions of greenhouse gases, have unequivocally caused global warming

Buscando explorar as evidências atuais deste fenômeno e o papel dos diferentes países e setores econômicos, construí uma série de visualizações que ajudam a compreender melhor o contexto e panorama deste desafio. As visualizações foram desenvolvidas na linguagem de programação R fazendo uso de seu rico ecossistema de pacotes que expandem suas funcionalidades básicas, notadamente o GGPLOT2 e PLOTLY.

Temperaturas anormais

O aquecimento global se refere ao aumento da temperatura média global. Essa variação fora do padrão climático por conta das atividades antrópicas pode ser observado na figura 1 que mostra a anomalia da temperatura do padrão (Baseline) utilizado pela NASA. O aumento, que pode ser observado ao longo de todo o período de análise, é ainda mais alarmante nas últimas décadas do século XIX e iniciais do século XX.

Figure 1: Anomalia da temperatura média global (Fonte dos dados: Met Office Hadley Centre, 2023)

O papel de cada país

Conforme apontado pelo Sexto relatório do IPCC, o papel antrópico na emissão de gases do efeito estufa é um fator inequívoco para as mudanças climáticas. As principais fontes antrópicas desses gases estão associadas a queima de combustíveis fósseis, processos industriais, uso do solo e mudança no uso do solo. 1

Os gráficos abaixo mostram a evolução das emissões das regiões do planeta e países.

Figure 2: Evolução as emissões globais de CO2 (Fonte dos dados: Global Carbon Budget, 2023)
Figure 3: Evolução as emissões globais de CO2 por país (Fonte dos dados: Global Carbon Budget, 2023)

O aumento significativo observado nas emissões de CO2 em dois séculos, passando de 3 bilhões de toneladas no início da série histórica para mais de 30 bilhões, apresenta a evolução do papel da humanidade no processo de aquecimento do planeta. Esse processo que se intensificou no século XX, foi alavancado pelos países desenvolvidos e altamente industrializados. Conforme apresentado na figura 2, o total de emissões associados a cada região do globo apresentou características muito distintas. Embora a Europa e América do Norte tenham sido históricamente grandes emissores, na virada do século XX, a Ásia alcançou o papel mais relevante no cenário global.

As emissões por setores da economia

O Setor de geração de energia e aquecimento é historicamente o maior emissor de gases do efeito estufa da economia mundial, representado cerca de 30% das emissões mundiais. O setor de Transporte é o segundo mais importante, sendo em responsável em 2020 por 7,28 Bilhões de t CO2e, aproximadamente 15 % das emissões globais. A agricultura e o setor de construções estão em seguida no ranking de contribuição das emissões globais, com papéis muito próximos dentro do cenátio mundial.

Figure 4: Emissões por setores da economia ( Fonte dos dados: Climate Watch, 2023)

Alerta vermelho: Mudanças climáticas exigem ação imediata e em larga escala

O Sexto Relatório de Avaliação do IPCC deixa claro: a influência humana no aquecimento global é inequívoca e suas consequências já estão sendo sentidas em todo o planeta. A cada novo relatório, a ciência se torna mais robusta e as projeções, mais alarmantes.

O tempo para agir é agora. Limitar o aquecimento global a 1.5°C, como estabelecido no Acordo de Paris, exige um esforço global sem precedentes. Precisamos reduzir drasticamente as emissões de gases de efeito estufa nos próximos anos, investir em fontes de energia renovável e desenvolver tecnologias inovadoras para mitigar e nos adaptarmos às mudanças climáticas.

Os dados apresentados neste blog são apenas um vislumbre da complexa realidade que enfrentamos. É fundamental que continuemos a explorar e aprofundar nosso conhecimento sobre as mudanças climáticas para que possamos tomar decisões mais conscientes e eficazes.

Fontes e referências

O conteúdo desse artigo foi desenvolvido com base nas fontes citadas abaixo, em especial o site Our World in Data. Essas fontes são ótimos pontos de referência para buscar se aprofundar no tema das mudanças climáticas.

  1. Our World in Data - CO₂ and Greenhouse Gas Emissions - Acesse aqui

  2. Sexto Relatório de Avaliação do IPCC: Mudança Climática 2022 - Acesse aqui

  3. Painel intergovernamental de mudanças Climáticas - IPCC - Acesse aqui